Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Vestibular

Eis que chega o JUÍZO FINAL!
A famigerada e tão temida prova do Vestibular. E eu me pergunto: por quê? Por que famigerada? Por que temida? Por que prova? Por que não podemos (todos) formar e ingressar numa Universidade Pública? Ok! Essa resposta pode ser a mais simples, mas está (bem) longe de ser justa ou de “responder” a alguma coisa...
Não podendo, infelizmente, desfrutar da certeza do dever cumprido, ou da segurança e confiança de que gozam os realmente preparados para isso, conforta-me pensar que não passa de uma “peneira”; uma forma de separar os que merecem ou não um ensino superior de excelente qualidade financiando pelo Estado. Funciona como se o governo escolhesse em quem vai investir – e acho que é mesmo por aí.
Mas é isso que “ele”quer de nós: o medo (disfarçado de respeito, mas sempre medo!). E, mais uma vez, eu pergunto “por quê?”. Estudamos uma vida inteira para um mísero bloco de folhas de papel acompanhadas de um gabarito, e, quando eles chegam, “amarelamos”? Na teoria não, mas na prática...
Criou-se uma careta assustadora em torno de algo quase tão certo quanto a morte – meu Deus, que comparação animadora... O Vestibular não pega ninguém de surpresa. Tememos é que todo o nosso esforço não seja suficiente, ou, pior, que descubram, agora, que nunca nos esforçamos de verdade. Ah! Relaxa! É importante ter a consciência limpa, mas, na falta dessa, manter a calma é quase tão recomendado quanto.
Se, por acreditar em Papai Noel ou não, você sempre foi o filho estudioso que toda mamãe pediu a Deus, chegou a hora da sua recompensa! Se não, ano que vem tem mais. A menos que você seja um dos dez mil corajosos inscritos para Medicina (por amor ou não), a esperança é a última que morre, sorte existe e milagres acontecem sim!
Lembre-se sempre, independente da carreira que você escolheu, que o Vestibular é só a última provação que o Ensino Médio exige de você. “Resolve” sim a sua vida, mas não precisa decretar a sua morte. Qualquer coisa é melhor que Colégio. E NINGUÉM é melhor que você... “mais preparado” sim, mas melhor nunca!
.

Boa Sorte para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário