Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bom Dia Boa Tarde Boa Noite

A gente cresce e os problemas crescem também... Injustiça! A lógica seria eles continuarem pequenininhos, bem fáceis de resolver, pro nosso crescimento servir pra alguma coisa. Mas não! Até as inimizades que você tinha com aquele coleguinha da escola crescem, e você ganha inimigos na faculdade e grandes desafetos no trabalho. Mas, como eu disse, a gente cresce... e esse crescimento tem que servir pra alguma coisa.
Uma vez, li que “se a sua educação depende da minha, então você não é educado” e me lembro de ter discordado completamente. À época, concluí que só um idiota é sempre educado. Se você é educado com alguém que te maltrata, você é burro e ponto final. A sua educação tem que ser sempre uma resposta à do outro e quem disse o contrário e inventou de “dar a outra face” terminou a vida pendurado numa cruz!
Pra quem é naturalmente ignorante, eu imagino que um ambiente hostil não seja um problema. Você só precisa abrir a boca e os marimbondos já saem voando. Mas, para mim, não. Feliz ou infelizmente. E planejar más respostas, armar vingancinhas e estar sempre pronto pro combate consome mais energia do que se pode imaginar. Das duas, uma: ou você corta o contato ou passa a agir naturalmente. No trabalho, por exemplo, cortar o contato, infelizmente, nem vem a ser uma opção.
Então, eu decidi ser educado. Dar bom dia sem esperar resposta (e não receber mesmo), pedir licença, falar baixo, não discutir, não reclamar... E isso tem, de alguma maneira, diminuído bastante o peso dessa atmosfera. Essa idéia de adequar minha educação a cada pessoa estava me dando trabalho demais...
Acho que eu cresci então. E acho que foi até bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário